segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Siza é um must ...




Álvaro Siza, Portugal's most revered modern architect, has been awarded the Royal Gold Medal for Arquitecture by the Royal Institute of British Architects. Even though it carries no prize money, and there is no gameshow-style TV programme to accompany its presentation, the Gold Medal remains one of the world's most prestigious architecture awards. And, Siza remains one of the world's finest architects (...)

Ora cá está um motivo de orgulho para este país. Esqueçam a eleição do Cristiano Ronaldo como melhor jogador do mundo, que isso é coisa mais que brejeira. Isto sim deixa-me, enfaticamente, embutida de um qualquer orgulho nacionalista que nem eu sei bem classificar ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa, é que é caso para isso.
Uma lufada de ar fresco, é o que é este prémio, e a nota de imprensa que publicas diz tudo escarrapachado e em poucas linhas. É que a obra do Siza, hoje mais do que nunca, para além de meritória é contra a corrente, completamente à margem do star system e do marketing oportunista e pink travestido de erudito e vanguardista. Uma tranquila revolução, é assim que alguns arquitectos encaram o legado de Siza Vieira.

Maria del Sol disse...

Como é que ainda não tinha reparado neste post?!

Eu, que padeço duma patologia que gosto de designar como "ateísmo futebolístico", dificilmente contenho as náuseas com os nacionalismos bacocos que nascem dum puto com acne a dar pontapés na bola.
Já o grande Siza, com uma obra fascinante e que inteligentemente se pôs sempre à margem do folclore patrocinado pelas multinacionais, é um verdadeiro motivo de orgulho para os nativos desta ponta da Europa. :)